Aeroporto Santa Maria

Santa Maria - Rio Grande do Sul

Aeroporto Santa Maria

Santa Maria - Rio Grande do Sul

2012 - 2013 | PROJETO

Rafael Lorentz | Matheus Silveira

 

O projeto foi desenvolvido como parte do esforço realizado por diversas entidades a fim de reativar a ligação aérea entre Santa Maria e as principais cidades do país. Localizado dentro da Base Aérea, o projeto contempla a requalificação do terminal de passageiros, responsável pelo embarque e desembarque das rotas comerciais na cidade. Respeitando as limitações de área e orçamento, além da legislação aeroportuária, a solução proposta levou em conta a velocidade de execução.

A estrutura principal do edifício existente foi mantida, com a adição no sentido longitudinal das novas áreas de embarque e desembarque. Internamente, as áreas de serviço e lojas foram deslocadas para a interface com o estacionamento, permitindo fácil acesso e ao mesmo tempo a liberação da fachada oposta, que tem interface com a pista. A intenção é proporcionar ampla visibilidade da pista de pouso e da paisagem, aumentando a integração entre interior e exterior. As duas fachadas menores são paredes maciças de concreto, enquanto as duas fachadas mais longas recebem uma área de transição coberta, permitindo o ingresso e o tréfego de passageiros e visitantes protegidos das intempéries. Em direção à pista foram criados dois caminhos cobertos para proteção de passageiros em embarque ou desembarque.

A estrutura original do edifício é mantida, com a remoção de algumas paredes para readequação da distribuição interna das funções. As duas áreas cobertas criadas externamente são executadas através de estrutura metálica leve, sustentada por colunas esbeltas que formam um sistema de pórtico com a estrutura existente, em concreto. O revestimento das áreas de serviço localizadas junto à fachada de acesso é realizado em vidro branco leitoso, permitindo o ingresso de luz natural difusa, mas preservando a privacidade. Na fachada que dá para a pista, foram dispostas esquadrias com vidros com proteção acústica, para permitir a interação com a paisagem e o conforto sonoro no interior do terminal.

 

 


Voltar